Dicas de Organização de Almoxarifado de Obras e Controle de Estoque
Almoxarifado e estoque muito mais funcional
Os códigos de barras, scanners, sistemas de identificação automática e LANs sem fio são todos parte de sistemas de armazenamento e gerenciamento de controle de estoque que se se dedicam a monitorar o fluxo de produtos e aumentar a precisão e eficiência de uma empresa. Mas hoje, reunimos algumas dicas úteis de Organização de Almoxarifado de Obras e Controle de Estoque que podem ser aplicados a qualquer empresa, com ou sem software.
– Gestão de estoque começa com manutenção – Peça ao seu funcionário ou reveja você mesmo a organização de seu estoque. A organização do cadastro de materiais é um ponto crucial para uma melhor gestão do Almoxarifado. Isso facilita o processo administrativo e facilita na hora da busca por produtos. Tenha uma lista de verificação diária.
– Desenvolva o seu sistema de Padrão Descritivo Técnico. Para uma melhor identificação e classificação unificada e uniformizada, dos materiais sob o domínio do Almoxarifado.
– Compras e Estocagem – Tenha em mão um relatório sobre o estoque mínimo e máximo. Revise-os e verifique lotes econômicos de compras, múltiplos de transportes, Fornecedores homologados, etc.
– Faça uma lista de produtos obsoletos do seu estoque. Verifique os que ainda podem ser usados ou comercializados e remova o que não tem mais utilidade.
– Recebimento, Conferência e Endereçamento – procure criar um sistema funcional e eficiente de recebimento, conferencia e endereçamento com base no valor agregado.
– Inventário rotativo – Não dependa somente do inventário geral do estoque. Implante um programa de inventário cíclico ou rotativo.
– Capacitação da Equipe – invista na capacitação dos seus funcionários com cursos e reuniões para troca de idéias. Isso ajuda na melhoria Geraldo trabalho e na organização.
– Desempenho – Mantenha uma tabela de nível de serviço, produtividade e custos. Defina metas para seus funcionários.
– Informatização – O sistema WMS – Warehouse Management System oferece diversos benefícios qualitativos e quantitativos, que refletem em ganhos.
– Limpeza e organização – No final do dia delimite um tempo para organização e limpeza do seu almoxarifado e estoque. Isso ajuda seus funcionários começarem o dia seguinte muito mais disposto.
– Não deixe que o seu armazém se torne um labirinto – Procure classificar os produtos com etiquetas e com seções claramente identificadas, de moda a ajudar seus clientes e funcionários a encontrar o que estão procurando de maneira fácil e rápida.